Conecte-se conosco

Bem estar

Priorizar gosto ou o prazer? Qual melhor atividade física?


Escolha seu tipo de atividade física, a que você gosta, que te dá prazer, e a que você tenha regularidade


Publicado

em


Treino forte, longo, curto, moderado… Aeróbico, anaeróbico, de força, de alongamento. São muitas dúvidas, muitos caminhos a escolher. Bem, já começo dizendo que treino bom é treino feito. Então, a regra 1 é descomplicar e fazer o que dá pra fazer, preferencialmente, todos os dias da semana. Quando digo todos os dias da semana, eu falo exatamente sobre programar e dividir as possibilidades. Porque fazer treinos fortes, todos os dias, não é saudável nem para atletas de alto rendimento.

Dito isso, vamos lá. Imaginar uma modalidade: a pessoa escolhe ser ciclista. Qual é o melhor tipo de treino de bike para ela? Depende muito de quais são os objetivos. Pode ser apenas para bem-estar mental, um ciclo turismo, como chamam. Passeio mesmo, sem estresse, sem marcar tempo, com possibilidade de apreciar a vista e bater papo. Excelente. Pode-se colher excelentes benefícios para corpo e mente.

Mas a procura é por performance. Então, mudou o jogo, e o ideal é combinar treinos intervalos com outros bem moderados. Fazer força todos os dias não é uma estratégia inteligente para quem gosta de competir, por exemplo. Treinos moderados, como vemos os ciclistas do Tour de France fazendo na maior parte do tempo, são rodagens longas e tranquilas, perfeitas para aumentar o número de mitocôndrias nas células. E para que queremos isso? Por que são elas que fabricam energia para todo corpo. Quanto mais tenho, mais tempo consigo praticar exercício e mais potência e força terei. E o melhor: por consequência, promove um maior gasto calórico e ajuda no emagrecimento. Pontos positivos para os treinos conhecidos como aeróbicos de baixa intensidade.

Os intervalados, também conhecidos como HIIT, são aqueles que se tem um estímulo muito forte durante alguns minutos (anaeróbico) e depois um período de recuperação (aeróbico) para que o batimento cardíaco volte a uma zona confortável e o praticante se sinta pronto para fazer o próximo tiro. Esse tipo de treino tem algumas vantagens. No ganho de performance, ele aumenta o VO2, ou seja, a capacidade aeróbica do praticante. Esse treino também é ótimo para o emagrecimento, sobretudo para queimar a gordura localizada na região abdominal. Isso acontece porque há uma liberação maior de adrenalina que faz com que a gordura visceral seja mais recrutada para produção de energia. Alguns estudos compararam o treino constante aeróbico com treinos de intervalo e foi observado um gasto calórico maior, de cerca de 7% a 10%, para os intervalados. Nada muito expressivo. Mas é uma boa ferramenta quando se tem pouco tempo. Um aquecimento de 5 a 6 minutos, mais 8 tiros de 1 minuto com intervalos de 90 segundos e 3 de cool down, temos um belo treino de 28 minutos.

Muitas pesquisas mostram também que exercícios que demandam mais esforço físico tendem a melhorar a capacidade cognitiva. Um estudo feito com estudantes de uma escola norte-americana comprovou a melhora dos alunos que corriam uma milha antes do início das aulas e principalmente para os que corriam com maior intensidade.

Mas o treino intervalado não é para todos, definitivamente. Ele oferece um risco bem maior de lesão, de estresse muscular e pode forçar a pessoa a parar sua prática esportiva para tratamento. E isso é exatamente o que não queremos que aconteça.

O ideal é fazer um pouco de cada. E, claro, adicionar o bom e velho exercício de força resistida, que pode ser musculação, ginástica, Pilates e outros, para ajudar a manter a massa magra forte e proteger ossos e articulações.

O que quero dizer, aqui, hoje, é para que você escolha seu tipo de atividade física, a que você gosta, que te dá prazer, e a que você tenha (mais uma vez) REGULARIDADE. Costumo dizer que treino adiado é treino perdido. Não pense que o “são só 20 minutos, não faz diferença, vou deixar pra amanhã” não interfere no resultado, porque sim, essa é a maior razão pela qual você pode não conseguir o que quer.

O Globo


Publicidade


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ ACESSADAS DA SEMANA